terça-feira, 12 de novembro de 2013

Projeto do livro "COLCHA DE RETALHOS"

 PROJETO COLCHA DE RETALHOS



Problematização

Estamos caminhando cada vez mais para uma sociedade extremamente endurecida, onde as pessoas estão perdendo sua identidade, seu valor interior, o interesse de se preocupar com o outro, de apreciar as belezas da vida, de construir uma sociedade com dignidade para todos.      Portanto, devemos sonhar e buscar novas mudanças, para que nossas crianças se sensibilizem para ter uma vida mais feliz, buscando no outro e nas coisas simples da vida o verdadeiro significado da nossa existência, percebendo que somos feitos dos outros.

 Justificativa

 A história de uma pessoa é como uma colcha de retalhos: ela é  formada dos acontecimentos, dos momentos de alegria e de tristeza, dos sonhos... da vida de cada um. A importância da relação afetiva entre  as pessoas da mesma família, da escola, pois é assim que a criança aprende a amar e ser amada.

 É importante refletir sobre o ser humano como um ser de projeto que  se estrutura, social e psiquicamente, também nas relações de trabalho. Entender que o homem não anda sozinho, que há caminhos que se completam. Ninguém é igual ao outro. Nada de repetição, de monotonia. Um completa o outro. Um apóia o outro formando a humanidade.  Eu sou um pedacinho no grande conjunto. Importante é querer ser costurado aos outros retalhos e não ficar isolado. Todos unidos na procura  da união e da fraternidade, cada um do seu modo, formam a grande colcha da teia da vida.
      Todos pensam diferentes, sentem diferentes, agem diferentes. Aí está a  riqueza da diversidade, das identidades, dos valores. Todos podem ser diferentes e construir algo com o mesmo objetivo. Desse modo, poderão se sentir parte da grande teia da vida. Nós somos aquilo que vivemos.  Somos um pouquinho da vida de nossos pais e avós, das pessoas que  estão à nossa volta. A cultura, o modo de ser das pessoas influencia o  nosso modo de ser e de ver as coisas.

 Objetivo geral

ü Buscar a nossa própria história para nos proporcionar o autoconhecimento e o conhecimento de todos e de tudo  o que nos rodeia. “Entender para respeitar” nossos sentimentos e os  daqueles com quem compartilhamos a vida.


Objetivos específicos

Língua portuguesa

·        Estimular o gosto pela leitura de diferentes obras literárias.

·        Trabalhar atividades práticas de leitura e escrita por meio da literatura infantil. 

·        Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc.

·        Realizar escrita espontânea com autonomia.

·        Produzir textos coletivos e individuais de diferentes gêneros.

·        Desenvolver o interesse por ouvir e expressar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.

·        Descrever personagens, cenários e objetos.

·        Compreender as ideias do texto lido.

·        Realizar atividades pontuais com autonomia (caça-palavras,cruzadinhas, auto ditado).

·        Recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com base em narrações ou livros.

·        Conhecer e recontar um repertório variado de textos literários, preservando os elementos da linguagem escrita.

·        Narrar causos, histórias e acontecimentos.

·        Recitar, escrever e ilustrar quadrinhas, poemas e cantigas que sabe de cor.

·        Explorar a linguagem lúdica nos aspectos fônicos: (rima e ritmo trava língua, parlenda, poemas);

·        Segmentar palavras e textos;

·        Ler textos (poemas, cantigas de rodas, livros de literatura, entre outros);

·        Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando o turno de aula;

·        Valorizar os textos de tradição oral, reconhecendo-os como manifestações culturais;


Matemática

       Utilizar números para expressar quantidades de elementos de uma coleção e para expressar a ordem numa seqüência;

       Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, formar pares, estimativa e correspondência de agrupamentos; 

História

·        Estimular o respeito à diversidade; 

·        Evitar a discriminação seja pela cor, raça, idade,sexo,cultura ou classe social;

·        Valorizar a família;

·        Compreender a desigualdade social como um problema de todos e com uma realidade passível de mudanças;


Temas transversais

ü Ética,Saúde,Pluralidade Cultural, Meio Ambiente

AVALIAÇÃO

        A avaliação será através de observação das atividades diárias : Atividades em folhas mimeografadas e digitadas, caderno de atividades, exercícios diversos em livros didáticos, pesquisas, apresentação de trabalhos individuais e em grupos, correção das tarefas, registros das crianças de qualquer natureza, sondagem individual no quadro ou individual de cada aluno, ou/e em grupos, resolução de problemas em coletivo, observação constante da participação da criança em aula, confecção de materiais (construídos pelas crianças).

  

Procedimentos metodológicos

  •  Tomar como ponto central a leitura do livro “A COLCHA DE RETALHOS” (Conceil Correa da Silva, Nye Ribeiro Silva) que retrata a história da avó que  costura uma colcha através de pedaços diferentes de tecido. 
  •  Levar os alunos para o campo, ao ar livre, esticar a colcha de retalhos no gramado e apresentar o livro aos alunos.
  •  Ler o livro aos alunos...
  • Roda da conversa referente ao livro: Com este gesto ela mostra ao neto a importância de resgatar valores e diferenças. A colcha mostra que, depois de pronta se torna única e poderá  ser utilizada por todos. Ele também traz a importância da relação afetiva entre a avó e o neto, mostrando valores e respeito com os mais velhos. 

 Alguns questionamentos a partir da leitura do livro:

·        Qual o assunto principal do livro?

·        O título do livro está adequado para a história? Justifique.

·        O que aprendemos para a vida com a leitura desse livro?

·        Qual a parte mais importante do livro para você?




DINÂMICA RETALHOS DA VIDA



Ø Essa atividade será feita com o objetivo que cada aluno possa construir a sua própria colcha de retalhos, nela estará registrado a sua história de vida, a história de um retalho trazido de casa que tem um significado especial.




Ø Os retalhos trazidos de casa são retalhos de uma roupa, de uma toalha, de um lençol, enfim de uma peça de tecido que é importante, que tem um significado. Esse retalho terá uma medida padrão estabelecida pela professora, pois vamos fazer uma colcha com esses retalhos, costurados um a um o formando uma só história.


Ø Quando os alunos trouxerem os retalhos faremos uma roda da conversa e cada um contará qual o significado desse retalho em sua vida, na vida de sua família.



Ø Depois cada aluno registra a história do seu retalho em uma folha e ilustra.
  • Com os textos dos alunos faremos uma outra colcha, agora uma colcha de textos.

  





  •  Vamos montar a nossa colcha com os retalhos trazidos pelos alunos, espalhar os retalhos no chão da sala de aula, montar a colcha bem colorida.


  • Depois a colcha será costurada por uma mãe da comunidade...
Ø Apresentar aos alunos a parlenda...

PARLENDA

A CASINHA DA VOVÓ

CERCADINHA DE CIPÓ.

O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO

COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
  • Confeccionar um  cartaz com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula.
  • Organizar a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U,  deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
  • Informar o gênero, explicando o conceito de parlenda e que está escrita em um cartaz (suporte).
  •  Mostrar o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
  • Entregar uma cópia da parlenda para cada aluno.
  • Ler a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
  •  Repitir a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
  •  Pedir que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
  •  Pedir que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva (do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
  • Fazer a exploração oral da parlenda com questões de compreensão
Þ   De quem é a casinha?
Þ   Como é a casinha?
Þ    Por que o café está demorando?
  • Mostrar o cartaz da parlenda e ler com os alunos.
  •  Pedir que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul.



  •  Brincando com a parlenda

Ilustração da parlenda 





  •   Pedir que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
  •   Mostrar que existem palavras com poucas letras ( A, da, de, o, com, pó) ressaltando que elas são palavras.
  • Pedir para os alunos circularem de lápis vermelho a palavra CASINHA na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra.

a) Quantas letras tem?

b) Qual é a letra inicial?

c) Qual é a letra final?
  • Em seguida, pedir que eles circulem de azul as palavras com 2 letras, de verde as palavras com 3 letras e de amarelo as palavras com 4 letras e de rosa as palavras com 7 ou mais letras.
  •  Perguntar aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.
  •   Agora organizar os alunos em grupos e disponha fichas com as frases emendadas da parlenda e fichas com as palavras da parlenda e peça que os alunos as organize-as de maneira correta. Ex.: (Acasinhadavovó / cercadinhadecipó).
  •  Pedir que os alunos registrem no caderno.


 

  • Agora, disponibilizar jornais e revistas para que os alunos encontrem, recortem e colem palavras com 2, 3, 4, 6 ou mais letras (uma palavra de cada).
  • Escolher uma palavra da parlenda.
  • Falar pausadamente, silabando e pergunte aos alunos:

ü Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.

ü Repetir o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).

ü Distribuir a parlenda novamente e peça que cada aluno: colora de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.

  • SÍLABA FINAL (RIMAS): Utilizado a parlenda escolher outra palavra e fazer um traço nas palavras que rimam: 

CASINHA – CERCADINHA             VOVÓ – PÓ

  • Verificar o que os alunos sabem que essas palavras têm em comum, ou seja, terminam iguais, ou combinam. Explicar a eles que essas combinações são as Rimas.

  •     Fazer uma “Lista”de palavras que rimam com CASINHA, ditadas pelos alunos e peça que eles copiem:

FARINHA
CACHORRINHA
GALINHA
NETINHA
GARRAFINHA
·         Consciência Sonora.

  •  Escrever no quadro a palavra CERCADINHA

A) Quantas letras tem?

B) Quantas sílabas tem?

C) Qual é a sílaba inicial?

D) Qual é a sílaba final?

E) Retire a sílaba DINHA: CERCADINHA - CERCA

F) Acrescente a sílaba DA ao final: CERCA – CERCADA

G) Formamos outra palavra, qual é? _______________

·         Assim, formar novas palavras através das letras móveis, acrescentando ou retirando letras e sílabas. Variando a posição das letras para que os alunos estabeleçam a relação entre FONEMA/GRAFEMA e identificando o valor sonoro.

Capacidades: Ler palavras; Escrever palavras.


ATIVIDADE COM ALFABETO MÓVEL

  •    Reunir a turma em grupo dando a cada uma um alfabeto utilizando consoantes e vogais, repetir 3 vezes cada vogal, e ainda alguma das consoantes mais utilizadas, como o “s”, “r”, “c”, etc.
  •    Explorar o material com os participantes deixando-os formar as palavras que desejarem.
  •   Apresentar a dinâmica do jogo. Um dos participantes de cada grupo irá anotar as palavras, à medida que as mesmas forem sendo formadas. A cada palavra formada, as letras são novamente misturadas;
  •  Explicar que o objetivo do jogo será cada grupo formar o maior número possível de palavras relacionadas ao tema: FAMÍLIA. 
  •  O tempo de duração será determinado pela professora;
  •     Ao final do jogo, recolhem-se os alfabetos e orepresentante de cada grupo anota as palavras formadas no quadro-negro ou no painel de parede;
  •    Fica a cargo do professor estabelecer se haverá ou não um grupo vencedor.
  •    O grande grupo confere o número de palavras formadas, sendo que o professor ou um participante faz a eliminação das palavras que se repetiram;










Entregar a cada aluno a metade de uma cartolina com uma das questões abaixo, o aluno copia a frase e ilustra.Essa será também uma colcha com fatos que marcaram a história de vida  dos alunos da turma.

1. Desenhe a pessoa mais importante para você.

2. Lembre-se do dia que você foi mais feliz e faça um desenho  representando esse momento.

3. O brinquedo que mais marcou a sua infância.

4. Algo que lembre o início de sua vida escolar.

5. Lembre-se da melhor viagem que você fez e desenhe esses momentos.

6. Lembre-se de um dia que você foi muito feliz e desenhe seu autoretrato de acordo com aquele momento.

7. Desenhe a sua família.

8. O bicho de estimação que mais marcou a sua infância.

9. Desenhe algo que representa seu nome.

1O. Lembre-se da maior traquinagem que você fez quando criança e desenhe.

ENTREVISTA COM UMA VOVÓ

*    Convidar uma vovó para vir até a escola onde faremos a entrevista.

A) Onde você nasceu? 

B) Em que ano? 

C) Qual seu nome completo? 

D) Como você gosta de se vestir? 

E) Quem a ensinou a cozinhar e se gosta de cozinhar? 

F) Como era a vida das crianças na sua época? Como estudavam? 

Do que brincavam? Como eram as aulas? 

G) Qual a sua profissão? 

H) Com quantos anos você se casou? 

I) Quantos filhos você tem? 

J) Quantos netos você tem? 

K) Quais os programas de rádio que você ouvia na sua época?

L) E os da televisão?

M) Você é aposentada?

N) Qual sua música preferida?

O) Para qual time você torce?

P) O que você mais gosta de fazer?

Q) Qual é a sua religião?

R) Quais as festas que você frequentava quando era jovem?

S) Qual foi a maior alegria de sua vida?

T) E qual foi a sua maior tristeza?

U) Quais são os seus sonhos?

V) Em sua opinião, o que falta para os idosos no Brasil?

W) Deixe uma mensagem para os jovens.
 Vamos fotografar essa entrevista para depois expor juntamente com os nosso trabalhos.

Vamos fazer um texto coletivo da entrevista, os alunos ditam e a professora é a escriba no quadro, depois todos copiam o texto no caderno e ilustram.
Hora da receita
  • Convidar uma avó da comunidade para ensinar a receita do docinho de Natal para nós.
  •   A vovó fará a receita aqui na escola, juntamente com a merendeira, a professora e os alunos.
  • Depois a professora trabalha o gênero textual receita em sala.
 Ingredientes:
500 gramas de açúcar
500 gramas de margarina
14 ovos
Cinco colheres de bicarbonato de amônia
Raspa de limão
Trigo (até ficar no ponta para cortar com as forminhas)
 Modo de preparo:
Bater o açúcar com a margarina, depois acrescentar os ovos e a raspa de limão. Misturar o bicarbonato de amônia com meio copo de leite frio e acrescentar a mistura anterior. Adicionar o trigo até que a massa fique no ponto para cortar.






















OFICINA DE BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ
 Vamos brincar no campo com algumas brincadeiras do tempo da vovó;

·        Pata cega

·        Pega - pega

·        Esconde-esconde

·        Boca de Forno

·        Pular corda


   Explorar as cantigas de roda que fazem parte da nossa história, através de uma roda de conversa. 


 Produção textual: cada aluno deverá registrar uma cantiga de roda que conhece e ilustrar.

   Elaborar uma exposição, em forma de varal.

Como produto final promover uma apresentação com o grupo VidArt com a contação do livro "CADÊ MEU TRAVESSEIRO", de Ana Maria Machado.



     O grupo VIDARTE, sob a coordenação das professoras Jeane, Rosemir e Vanderléia juntamente com os oficineiros e alunos da educação integral , trazem uma gostosa viagem pelo país das brincadeiras, das cantigas infantis e dos contos de fadas. De pergunta a sonolenta Isadora. E passando pelo Tororó, pelo bosque onde mora o lobo e outros elementos de histórias e cantigas infantis, chega ao aconchegante país do sono, onde um príncipe muito especial a espera! Assim é a história Cadê meu
travesseiro? de Ana Maria Machado.
Apresentamos também um pout –pourri de cantigas de roda e parlendas. Na roda as oficinas de capoeira, bate lata e dança.

Parlenda “Um, dois,feijão com arroz”
Cantiga “Osquindolelê
Cantiga “Sapo Cururu”
Cantiga “Samba Lelê”
Cantiga “Se essa rua fosse minha”
Parlenda “Corre Cotia”
Cantiga “Fui no Tororó”
Cantiga “Mulher rendeira”
Cantiga “Alecrim dourado”
Parlenda “Hoje é domingo”
Cantiga “Ciranda Cirandinha






















   










22 comentários:

  1. Adorei o projeto, parabéns! Sou de Joinville, SC, e trabalho com um 2o ano, obrigada por proporcionar ideias tão criativas dando base para outros professores.

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  2. Querida pessoa amiga, este é o projeto que vou desenvolver com as minhas crianças de 2 ano, no 2º bimestre, me dê uma sugestão,devo fazer um portfólio ou cada criança fará o seu, pois nesta parte minha escola deixa bem a vontade de cada professor. Manda pra mim, sua sugestão, por favor.
    Bjos com carinho!

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    1. Isabel! Depende muito de você, eu fiz um Portfólio só, coloquei as minhas atividades planejadas,as atividades dos alunos e muitas fotos das dinâmicas, brincadeiras e oficinas. Um abraço!

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  3. Muito obrigada. Você ainda tem o portfólio? Sei que é pedir demais, mas envia pra mim as atividades dele, gostaria de ver a capa de como você fez. Meu email é: dindabebel@hotmail.com.br
    Deus a proteja e te dê tudo em dobro.

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  4. Maravilhoso o seu trabalho.
    Parabéns!

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  5. Que projeto lindo, perfeito que delicia de projeto.

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  6. Que interessante...
    Vou trabalhar com minha turma do 3º ano! Sou de Montividiu-Goiás!!
    parabéns pela criatividade♥

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  7. Adorei o projeto! É muito legal os professores que compartilham Boa ideias.
    Lívia- Juiz de Fora-MG

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  8. Adorei o projeto! É muito legal os professores que compartilham Boa ideias.
    Lívia- Juiz de Fora-MG

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  9. Adorei seu projeto.
    Parabéns.
    Trabalho com o terceiro ano e gostaria de algumas ideias pra trabalhar em cima desse projeto, produção textual (ja incluí o gênero textual receita)

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  10. Amei seu projeto vou adaptar e usá-lo na minha turma da EJA 123 anos

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  11. Muito bom o projeto parabéns. Um abraço. Naura oliveira

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  12. Amei seu projeto. Será qur você poderia me mandar as atividades do seu portfólio no meu e-mail thamara1991@hotmail.com
    Muito obrigada!

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  13. Estou apaixonada pelo seu blog e pela sua partilha. Queria saber se esse texto inicial é de sua autoria, pois não há nada que indique o autor e eu queria usá-lo, mas dar a devida autoria para quem escreveu.

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  14. Muito lindo o seu projeto, estava procurando algo para fazer com os meus alunos, algo marcante, e pensei na história A colcha de retalhos, e fui em busca de um projeto para ajudar em minhas ideias, e encontrei o seu. Obrigada!

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