terça-feira, 1 de abril de 2014

Atividades com o livro "APOSTANDO COM O MONSTRO"


  • Tomar como ponto central a leitura do livro “APOSTANDO COM O MONSTRO”, de Kyoung Hwa Kim.

Este livro apresenta a comparação de quantidades entre diferentes conjuntos e a relação de grandeza dos números. O livro conta a história de um monstro que adorava ganhar apostas. Até o dia em que um menino muito esperto se muda para a aldeia e tira o sossego do monstro.

Ler o livro para os alunos na colcha de retalhos....
 



·        Vamos confeccionar um tabuleiro com a caixa de ovos para relacionar o número a quantidade de elementos,aproveitar os feijões da história “APOSTANTO COM O MONSTRO”.

 
  •  Ajudar as crianças a compararem a quantidade de elementos existentes nos conjuntos de coisas iguais que aparecem na história.

  • Vamos fazer as comparações das quantidades de elementos de cada cena da história.

  • Recriar situações de comparações de quantidades com diferentes elementos pedras, feijão, lego, giz de cera,etc.




ü Trabalhamos com várias sequencias ordenadas, formar grupos de 3 elementos, de 4 elementos, de 5 elementos...






RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS




RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Estratégias igualmente interessante ....


• Brincar de esconder- uma criança conta até dez enquanto as outras crianças se escondem. As crianças que irão se esconder acompanham a contagem, verificando se está ou não próximo do fim.

• Vamos brincar de sequência numérica- um grupo de alunos em pé começa a recitar a sequência numérica a partir do “um” até um número combinado. Senta quem errar o número, a brincadeira deve continuar até que se chegue a um ganhador.

• Pular corda- cada criança, na sua vez, pula a corda, enquanto os colegas contam quantos pulos cada uma consegue dar.

Atividades aplicadas com o 1º ano

• Oferecer aos alunos um papel quadriculado com uma moldura delimitando certa quantidade de quadrinhos( 15) quadrinhos. Então, solicitar que os alunos pintem 3quadrinhos de azul, 2 de verde, 5 de azul,4 de vermelho e 1 de amarelo.




http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.

2 comentários:

  1. Que Escola é esta que tem uma sala de alfabetização com menos de 20 estudantes? Aqui, em Curitiba, é um sonho BEM distante!! Tenho uma sala com 30 crianças!! Como gostaria de atendê-los melhor...me falta tempo!! Excelente trabalho, parabéns!

    ResponderExcluir