quinta-feira, 10 de abril de 2014

DINÂMICA DOS GÊNEROS TEXTUAIS


Dinâmica estrela de papel

Objetivo: partilhar a leitura das parlendas, adivinhas, trava-línguas, poemas ,cantigas de roda e lenga-lenga dentro de um clima lúdico, dinamico e critivo.

 

ü Recursos: Uma bola de plástico grande, recortes em formato de estrelas, diversos generos textuais, música instrumental.

ü Para confeccionar o material: recortat diversas estrelas de papel, as quais devem  conter textos da cultura popular. As mesmas devem ser fixadas na bola.

ü Fazer um círculo com os participantes e falar um pouco sobre os textos advindos da cultura popular. Comentar sobre a importancia dos mesmos e a necessidade de sua preservação no imaginário de um povo, pois o acervo cultural valoriza e identifica as crenças.

ü Resgatar o significado das brincadeiras de rua e do espaço mágico pelos aspéctos lúdicos da produção popular.

ü Avisar o grupo que a bola representa o mundo e que cada pessoa do grupo tocará em um pedacinho do mesmo, no momento em que a bola –mundo, de céu estrelado, passear pelas mãos dos participantes.

ü A professora brinca com o grupo possibilitando um momento de descontração...

ü Colocar uma música instrumental de fundo, a professora fica no centro do círculo e a bola vai embolando nas mãos das crianças, dado um sinal da professora a bola para , quem estiver com a bola deverá declamar ou cantar, enfim o participante terá que ler uma das estrelas.Se for o caso de uma adivinha, os participantes podem tentar adivinhar ou se for uma cantiga de roda pode-se brincar....
















Nenhum comentário:

Postar um comentário